sábado, 2 de outubro de 2010

Sandro Botticelli

Primavera
(c.1478)
Têmpera sobre madeira
201 cm x 313 cm
Galeria degli uffzi,
Florença (ITÁLIA)
A execução de primavera, um de seus mais célebres trabalhos, não foi uma escolha própria do artista, mas praticamente lhe foi imposta.
Ao que tudo indica, a obra foi encomendada pela família Médici para a Villa di Castello, residência de verão do clã que dominava Florença. O mecenas Lorenzo di Médici também teria sido responsável pela encomenda de outras duas obras mitológicas importantes de mestre:o nascimento de Venus e palas Atenas e o centauro. A figura mítica da primavera está cercada de alegorias tiradas da antiguidade.
Este detalhe representa justamente Flora, a deusa da primavera entre os romanos. No quadro geral, há, á esquerda de flora, Clóvis, a mesma deusa entre os gregos, e Zéfiro, o vento oeste, que se casou com flora. Vale notar que ela está ornamentada com roupas gloriosas e jóias de uma mulher casada de sociedade florentina, simbolizando a maternidade. Algumas interpretações dão conta de que as rosas simbolizam as coisas boas da vida. A técnica utilizada para a pintura foi a da têmpera sobre madeira, comum em várias obras dele. Vale notar a semelhança do rosto de suas Vênus, palas Atenas e primavera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário