segunda-feira, 27 de setembro de 2010

relação obra de MATISSE a dança,com canticas de rodas para crianças.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Discentes: Elilda Silva de Moraes 200984008
              Quésia Lacerda da Silva 200984009
   




                                                                                                                     Trabalho apresentado
Á disciplina História da Arte II
                 Com o requisito parcial avaliativo;                                                                                             
Orientado e avaliado pela docente
Carla Marinho.








Macapá-AP
Henri Matisse
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 Nome completo: Henri-Émile-Benoît Matisse


 Morte: Três de Novembro de 1954 (84 anos)
Cimiez

Nacionalidade: França

Ocupação: Pintor, desenhista e escultor
Matisse em 20 de Maio de 1933
Matisse foi um artista Francês, conhecido por seu uso da cor e sua arte de desenhar fluida e original. Foi um desenhista, gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor. Matisse é considerado juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas seminais do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura.
Começou  a pintar em 1889,quando sua mãe lhe trouxe o material necessário durante um período de convalescência após um ataque de apendicite. Ele descobriu “uma espécie de paraíso”, como ele mais tarde descreveu, e decidiu tornar-se um artista, decepcionando profundamente seu pai.
Matisse foi influenciado pelas obras de Nicolas Poussin, Antoine watteau, Jean-Baptiste-siméon chardin, Edouard Manet, e os pós impressionistas Cézanne, Gauguin, Van Gogh e signac, e também por Auguste Rodin e pela  arte japonesa.
Matisse era acima de tudo pintor, no entanto sua escultura era uma extensão da sua pintura, sua admissão pela arte primitiva estava mais aparente. Em alguns trabalhos ele explorava o sólido, aspectos estruturais do corpo com certo exagero a fim de alcançar uma clara expressão da forma e apesar de nunca ter se juntado aos cubistas, sofreu algumas influencias deste grupo, ele e outros artistas rejeitaram a luminosidade impressionista, e usava a cor como fator principal da pintura, levando-a às últimas conseqüências.
Conhecido e reconhecido por sua vivacidade, as cores de Matisse continuaram mesmo após sua morte, Argan dizia que a arte de Matisse  era feita para de corar a vida dos homens,e ele foi considerado o artista do século em que viveu.este inventou também a técnica do “desenho com tesoura”.segundo Régine Pernoud,Matisse “ era um artista no sentido medieval do termo.seu trabalho era muito simples,escolhido para exprimir o que ele mesmo sentia”.ele pensava que os artistas tinham que ter olhos de crianças,sempre olhar como se fosse a primeira vez.
A obra (A dança)


  






"A Dança 1910" é uma das obras  mais notáveis  de todas as composições de Henri Matisse, ela  expressa vigor e leveza ao mesmo tempo.  Exprime movimento e ritmo - derivado das formas arredondadas e volumosas das figuras que dançam,sugerem força corporal e muscular que impele ao movimento.  disse o pintor a seu respeito : "Três cores para um grande painel de dançarinos: azul para o céu, alaranjado para os corpos, verde para a colina". As figuras transmitem energia.
Temáticas
A importância das cantigas de roda em um parâmetro cultural, abordado dentro da educação.
Questões que ocorrem na contemporaneidade:
A cantiga de roda como ferramenta de reaproximação com o folclore, na busca por um redescobrimento das brincadeiras lúdicas infantis. Além de mostrar o implemento sócio educativo que existem dentro dessas brincadeiras.

Abordaremos as questões críticas das cantigas de roda em alguns aspectos, tais como:
            Instrumento de redescobrimento de redescobrimento do folclore, vista em parâmetro social;
            Mecanismo de aprendizagem – criança e mundo –objetivando questões subjetivas e cognitivas da percepção infantil.
           
            As cantigas de roda cantadas no Brasil surgiram na Europa, entretanto essas cantatas em roda fazem-se desde o paleolítico e eram feitas por adultos.

    (...)

            Pode parecer bobagem falar de brincadeiras de roda quando a era moderna nos dá uma enxurrada de aparelhos eletrônicos que visam a distração e entretenimento das crianças. No entanto manter viva essas manifestações de culturais é de suma importância dentro de um parâmetro sócio-cultural.
            As cantigas de roda integram o conjunto das canções anônimas, que fazem parte da cultura espontânea, decorrente da experiência de vida de qualquer coletividade humana. Pode variar muito de lugar para lugar essas músicas receberam conotações distintas no decorrer dos tempos.
            É partindo dessa prática que elas devem ser comumente reinventadas deixando vivo um símbolo do da cultura popular.
            A partir de todo esse contexto histórico crítico e cultural a criança introduz as brincadeiras na vida como um meio de interação social, portanto é assim tratada como descobrimento e assimilação de códigos. Assim o interesse da escola em recobrar o papel de preservação cultural e mais usufruir dessas brincadeiras como mecanismo de aprendizagem e socialização.
            “ a grande parte das dificuldades que enfrentamos como adultos na relação com o mundo e com os outros tem suas raízes fincadas naquele período remoto de nossa existência, marcado por muito sofrimento”
            (Rosa S,Sanny – Brincar, conhecer, ensinar Pg 14 -1998)
            Como foi afirmado por Sanny Rosa, as brincadeiras lúdicas infantis são “levadas à sério”, brincar é uma “obrigação”. Isto é, é através desse meio que a criança interage com os símbolos significativos do mundo. Quando cantadas essas histórias lúdicas o indivíduo automaticamente introduz na mente símbolos representacionais dessas cantigas assimilando-os em um elo seqüencial, assim a história que parecia tão distante do real ultrapassa a barreira do imaginário tornado-se perceptiva (isto é, cognitiva), saí da mente para um plano externo.
            “sonho e realidade; mundo subjetivo e mundo objetivo;brincadeiras e conhecimentos...Este é tão complexo e de tamanha magnitude que tem sido objetos de estudos daqueles que buscam compreender as relações entre o pensamento lógico e as relações e as emoções ou, dito de outro modo, entre os aspectos cognitivos e afetivos da mente...”

            (Rosa S,Sanny – Brincar, conhecer, ensinar Pg 17 -1998)
            É essa ilusão, em um sentido de ultrapassar as barreiras impostas pelo mundo real que faz com que essas brincadeiras sejam de vital importância e interesse infantil, viver algo que não está proposto ou visto ao redor, ironizar a objetividade , abre espaço para uma realização.
            “interessa pois,a nós educadores, participar dessa ‘viagem’ que em absoluto se trata de uma aventura pioneira, mas pode ajudar muito a esclarecer e  enriquecer o trabalho cotidiano de sala de aula...”
(Rosa S.sanny –Brincar,conhecer, ensinar Pg 17 e 18-1998)
As cantigas assim como todas as outras formas de brincadeiras devem estar presentes na educação infantil.Assim é claro que o professor não pode esquecer dos meios tecnológicos, porém adaptar-se para interagir na comunicação tecnológica e cultura folclórica.
É a lei do próprio desejo que trás a criança para se relacionar com o objeto de seu universo de interesse(e é ela que cria esse universo) entre ela e a experiência cultural. Tornando essa experiência criativa um vínculo com o conhecimento.
O uso de música, imagens, danças, folclore, literatura, pode e deve ser encarado como atividade lúdica e encantamento entre as crianças. Jogos e brincadeiras variados podem ser estimulados a partir do conhecimento e identificação das cantigas.
“O mais importante em relação a obras desse tipo é revalorização de um valioso manancial de informações culturais.Se trabalhos como esses não fossem disponibilizados seria pouco provável que as novas gerações de educadores se interessassem em preservar e utilizar esses conhecimentos em suas aulas”
(trecho do artigo – O tesouro das cantigas para crianças –Machado, João Luis de Almeida)
Desde os primórdios da educação Greco-romana, com base nas idéias de Platão e Aristóteles utilizava-se o brinquedo na educação.No entanto, é apenas uma ruptura do pensamento românico que a valorização brincadeira ganha espaço na educação das crianças pequenas.

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